Seus Sonhos: O que você tem feito para realizá-los?

É natural ao ser humano ter sonhos e que maravilhosa é essa característica, pois quando paramos de almejar coisas paramos de viver. Mas, será que apenas sonhar basta? Como podemos concretizar nossos sonhos de forma que se tornem uma realidade e não apenas uma fantasia? Na verdade essa tarefa exige esforço, disciplina e determinação e, portanto, não é fácil.

A primeira coisa é acreditar no seu sonho. Para isso, você deve concordar que não importa o quão inteligente você seja sempre pode mudar e realizar coisas novas, ter o mindset de crescimento como definido por Carol Dweck, em seu livro “MindSet: A Nova Psicologia do Sucesso”, ao invés do pensamento fixo, que implica em estagnação. Já em 1.869, William James, filósofo americano, dizia “Aja como se o que você faz, fizesse a diferença, porque faz.”. Isto que dizer que se você mesmo não confiar nos seus sonhos, não irá conseguir realizá-los. Trabalhar nas nossas crenças fortificadoras e eliminar as crenças limitantes faz parte deste processo. Ser protagonista de sua vida e não vítima ou figurante é o que nos leva a alcançar grandes sonhos.

Outro ponto é nos despreocuparmos do julgamento e domarmos o medo de errar. “O que vão falar de mim se eu não conseguir” é o tipo de preocupação que só nos tolhe e impede a realização de nossos objetivos maiores. Hoje, mais do que em qualquer tempo no passado, o erro faz parte do processo e o aprendizado extraído disso é um lucro adicional. Assumir riscos compõe a trajetória e nos faz ampliar nossa zona de construção do caminho ao sonho.

Além disso, é preciso priorizar, convergir para o que se quer. Você pode ter um milhão de sonhos e poderá alcançar todos eles (espero), mas se não escolher o primeiro para começar, muito provavelmente não conseguirá nenhum. É preciso ter clareza: como chegar a um lugar se você não sabe para onde ir? Estamos falando de foco. É uma falácia a ideia de que somos multitarefas; na verdade estamos cada vez mais dispersos na execução de nossas atividades e com isso perdendo qualidade, eficiência e profundidade do resultado final. Como disse Steve Jobs: “foco é sobre dizer não”, escolher o que não fazer.  Cuidar de uma atividade por vez é cuidar de sua essência, reconhecer que para fazer muito é necessário fazer menos.

Finalmente, deve-se compreender que não basta ter um sonho, é preciso organizar-se para atingi-lo. A meta dá a direção, mas é preciso traçar o caminho e realizar as ações para chegar lá. Isto é, temos que por a mão na massa. Tornar um sonho um objetivo SMART (S – eSpecífico, M – Mensurável, A – Atingível, R –Relevante e T – Temporal, ou seja colocado num prazo) pode ser complicado, mas é grande fator crítico para o sucesso. Definir novos hábitos e eliminar alguns, estabelecer o passo a passo a ser realizado, colocando prazos para sua execução, fazer um calendário de atividades que compõem o caminho a ser percorrido e realizá-las, acompanhando as distorções, mas não desanimando com elas, ajustar e seguir em frente!

Se alguém, ou mesmo você, olhar para sua agenda hoje, descobrirá claramente qual é seu projeto de vida?

Sim, é preciso ter muita disciplina para alcançar o que se quer, mas, afinal, o seu sonho vale a pena?

Agradeço os vários insights para esse assunto que tive com as aulas da Professora Mariana Morena do curso de Pós Graduação em Gestão de Pessoas e Coaching da PUCRS.

Quer ajuda para realizar seus sonhos?

Marque uma conversa.

www.humanagente.com.br

whatsapp: (11) 99851-1275

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© Todos os direitos reservados