Você possui as competências que serão mais requisitadas em 2023?

Existe muita discussão a respeito de quais são as competências mais valorizadas pelas empresas, se os chamados “hard skills” ou os “soft skills”. Os “hard skills” são competências técnicas atreladas ao tipo de trabalho que se faz, tais como: saber estatística, trabalhar com planilhas Excel, lidar com informática ou operar uma máquina, habilidades aprendidas através de cursos, experiência prática ou autoestudo. Os “soft skills” são competências de relacionamentos interpessoais, como comunicação, flexibilidade ou empatia e, ao contrário do que muitos imaginam, também essas podem ser desenvolvidas em nós, desde que tenhamos um bom autoconhecimento e a crença no mindset de crescimento, conceito elaborado por Carol Dweck, psicóloga americana, segundo o qual podemos e devemos aprender sempre, aumentando nossas habilidades. O fato é que ambos os tipos de competência são importantes, o que levou a cérebre frase de Peter Drucker, segundo o qual as pessoas são contratadas pelos seus “hard skills” e são demitidas por deficiências nos “soft skills“.

Você já parou para pensar quanto o mercado de trabalho tem mudado nos últimos tempos? Não é preciso ir muito longe pois analisando apenas do período da pandemia para cá já verificamos grandes alterações. Dado seu grande e rápido desenvolvimento, o mundo já foi conhecido pelo anacrônimo VUCA, sendo:

  • VOLÁTIL: muda o tempo todo. Para atender a essa característica tivemos que nos tornar mais criativos e resilientes.
  • UNCERTAIN(incerto): difícil fazer previsões, pois são muitas opções e fatores externos que podem influenciar o destino das empresas e da vida das pessoas. Para atender a esse quesito, tivemos que desenvolver nossa flexibilidade e agilidade.
  • COMPLEXO: mais conectado com fatores e entidades antes tratados isoladamente. Colaboração e multidisciplinariedade foram as competências necessárias ao tratamento do mundo complexo.
  • AMBÍGUO: sem respostas precisas. Para muitas questões do dia a dia não há resposta certa ou errada. Devemos nos acostumar à tentativa e erro, fomentando maior abertura, tolerância e coragem para lidar com as situações.

Hoje em dia, apesar de ainda podermos observar as características citadas acima, razão pela qual fiz questão de elencá-las, e graças a influência das mudanças trazidas pela pandemia, nosso momento caótico se caracteriza por novos atributos. Esse mundo agora é chamado de BANI, onde:

  • BRITTLE (fágil). A pandemia nos fez perceber que o mundo é mais sujeito a ameaças do que pensávamos e que podemos perder o que temos, inclusive a liberdade de ir e vir por exemplo, de uma hora para outra. Para lidarmos com essa fragilidade temos que desenvolver o conhecimento científico e a resiliência.
  • ANSIOSO. Dada a ocorrência de tantas mudanças ao mesmo tempo, nosso mundo e nós mesmos nos tornamos mais ansiosos, sedentos por chegar ao final dos ciclos. As competências que nos auxiliam na contenção da ansiedade são a empatia e a atenção plena.
  • NÃO LINEAR. As coisas não têm um começo, meio e fim ordenados; tudo se cruza e a velocidade das mudanças é exponencial. Para nos darmos bem nessa situação devemos ter visão do contexto e habilidade de adaptação às novidades.
  • INCOMPREENSÍVEL. Com tantas características novas, o mundo torna-se mais complexo, difícil de compreender. Precisamos atuar com transparência nesta situação, não escondendo as dificuldades e não desprezar nossa intuição ao lidar com as soluções aos problemas.

Dadas tantas novas características e competências desejadas pelas empresas, o site de recrutamento e seleção ZipRecruiter realizou um levantamento de quais seriam as 10 habilidades essenciais para os profissionais em 2023. Dar uma avaliada nesta lista pode ajudar quem deseja agregar valor a suas competências.  Segue o resultado do estudo:

1. Comunicação

2. Relacionamento com o cliente

3. Planejamento

4. Gestão de tempo

5. Gerenciamento de projetos

6. Pensamento analítico

7. Adequação às normas do compliance

8. Trabalho independente

9. Relacionamento interpessoal

10. Flexibilidade

Muito sintomática a classificação de comunicação como número 1 do ranking. Segundo artigo publicado na revista VocêRH de outubro/novembro 2022, a busca por essa competência se acentuou com a pandemia de covid-19. Desde então, tivemos a necessidade de aperfeiçoarmos a comunicação à distância: conversas por vídeo, mensagens de WhatsApp e em outras plataformas digitais, além de infinitas trocas de e-mail tiveram sua utilização incrementada. Segundo a empresa de recrutamento Robert Half, antes de 2020, apenas 5% das vagas disponibilizadas pela companhia eram remotas; agora, essa porcentagem passou dos 50%. Se presencialmente a comunicação já é uma habilidade de grande importância, imagine no ambiente virtual, onde deixamos de ter o “cara a cara” como um fator fundamental no entendimento das pessoas.

O relacionamento com o cliente está logo em seguida, enfatizando a importância do entendimento daquele que vai utilizar nossos produtos ou serviços, ou seja, a nossa razão de existir. Grande dose de empatia é necessária para tornar essa relação saudável.

Planejamento, gestão do tempo e gerenciamento de projetos mostram como é fundamental se ter organização para executar bem um trabalho. Podemos incluir nesse pacote também o pensamento analítico que engloba saber decompor o todo em partes mais simples de forma a estruturar a execução de um projeto para chegarmos a um resultado final primoroso.

A adequação às normas de compliance coloca a ética nos negócios como um tema essencial nos dias de hoje. No âmbito empresarial, compliance é o conjunto de disciplinas que visam cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

O trabalho independente é um dos fatores de motivação para os colaboradores. Saber delegar e deixar que a pessoa execute suas tarefas da maneira mais adequada às suas características requer habilidades tanto da liderança – delegação e confiança – como dos membros da equipe – autonomia e entrega com responsabilidade.

Para completar essa lista temos a flexibilidade, sem a qual não seria possível absorver todas as mudanças desse mundo VUCA e BANI ao mesmo tempo e saber torná-las um fator positivo ao desempenho da empresa e do profissional.

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