Você se sente reconhecido? Costuma reconhecer colegas?
ENGAJAMENTO – PANORAMA GERAL
Em pesquisas recentes encontramos cada vez mais o fator engajamento como fundamental a uma boa performance profissional. A pessoa que se sente parte ativa nos assuntos de seu trabalho tende a executar suas funções de maneira muito mais satisfatória. O engajamento impacta não somente na produtividade e performance, mas também no clima organizacional e nos resultados do negócio como um todo.
De acordo com pesquisa realizada pela Gallup em 2020, profissionais engajados vendem 20% mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. Os dados também apontam que colaboradores engajados são 5 vezes mais propensos a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidos com suas entregas e 3 vezes mais afeitos à inovação.
Segundo o site Mereo, em seu artigo “Como aumentar e fortalecer o engajamento nas empresas” as pessoas engajadas são aquelas envolvidas com o propósito do negócio e motivadas com as suas metas e objetivos organizacionais. Como resultado, são mais produtivas, atingem uma melhor performance e ainda se tornam embaixadoras da marca, fortalecendo o “employer branding” tanto ao indicar seus serviços quanto ao recomendá-la como um ótimo lugar para trabalhar.
O nível de engajamento dos colaboradores com o negócio está relacionado às seguintes dimensões: desafio e satisfação profissional, equilíbrio vida pessoal e profissional, identificação com a empresa e seu negócio, relacionamentos e reconhecimento.
IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO
Dentre esses diversos fatores, vamos abordar a importância do reconhecimento como fator fundamental ao engajamento das pessoas no trabalho. Segundo artigo da Você RH, publicado em novembro/23, o reconhecimento aumenta a performance do funcionário. A maneira como colegas e supervisores tratam suas equipes pode ter um efeito enorme sobre o nível de motivação que essas pessoas entregam no trabalho. Um chefe insensível, arrogante ou agressivo pode fazer com que colaboradores desistam de se esforçar. Talvez as pessoas saibam que estão fazendo algo significativo, mas, se não receberem apoio, não vão procurar uma solução mais adequada ou uma negociação melhor.
Em artigo publicado pelo site “Qulture.Rocks”, de 17/outubro/23, constatamos que muitas organizações acreditam realizar reconhecimento satisfatório dos seus colaboradores, no entanto, um estudo feito pela Office Team provou o contrário. Segundo o levantamento, enquanto 89% dos gestores acreditam que as suas empresas reconhecem adequadamente os liderados e lideradas, 30% destes afirmam que as organizações falham nesse sentido. As lideranças desempenham um papel fundamental para construir uma cultura de reconhecimento na empresa. Porém, esses feedbacks não precisam estar restritos às lideranças e liderados e pode ser incentivado entre os pares para que os comportamentos e resultados valorizados sejam reconhecidos no dia a dia.
RECONHECIMENTO JUSTO E VERDADEIRO
O reconhecimento melhora a satisfação do colaborador com a empresa e o senso de pertencimento no trabalho. Eles são uma bússola que indica ao colaborador o caminho certo, além de reforçarem exemplos de boas práticas para o time. Dessa forma, as pessoas ficam mais propensas a trazerem suas ideias e executarem projetos que melhorem os resultados do negócio, fomentando uma cultura de inovação na empresa.
Muitas vezes, esse reconhecimento é realizado na reunião one on one entre gestor e funcionário, porém há reconhecimentos que podem ser efetuados perante toda a equipe.
Mas, atenção! É preciso que o funcionário sinta verdade e justiça num reconhecimento. Presenciar um reconhecimento injusto terá efeitos contrários no moral do time e poderá causar desmotivação e queda do desempenho em geral. É nesse contexto que o papel das lideranças se torna ainda mais relevante.
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