VOCÊ SABE POR QUE A ANTROPOLOGIA TEM SIDO MUITO UTILIZADA PELAS EMPRESAS?
PANORAMA GERAL
Entender o ser humano é uma missão profunda e necessária tanto para os indivíduos quanto para as empresas e, neste contexto, muitos autores vêm se utilizando de conhecimentos de diferentes ciências e áreas de estudo.
Vou abordar neste artigo o incremento de valor que a visão antropológica tem trazido ao tema.
ANTROPOLOGIA NOS NEGÓCIOS E NA VIDA
Uma das melhores referências no assunto vem do livro “Um Novo Olhar – Lições da Antropologia para os Negócios e para a Vida” de Gillian Tett. A autora é editora geral e presidente do conselho do Financial Times, além de antropóloga. Para ela, a Antropologia é um enquadramento intelectual que nos capacita a enxergar o que está do outro lado do muro, a identificar aquilo que está escondido bem debaixo de nossos olhos, a ter empatia pelos outros e a ver os problemas de novas formas. Essa visão seria mais necessária do que nunca no mundo de hoje, à medida que lidamos com a crise climática, as pandemias, o racismo, a mídia social descontrolada, a inteligência artificial, a turbulência financeira e o conflito político.
Gillian Tett define 3 princípios através dos quais a Antropologia pode ajudar na percepção e enfrentamento dessas “batalhas”. São eles:
- A necessidade de tornar o “estranho familiar”: Os humanos instintivamente evitam e desprezam culturas que parecem “estranhas”. Uma lição oferecida pela Antropologia é que vale a pena abraçar o “estranho” e o choque cultural procurando novas formas de enxergar a vida e resolver problemas.
- A necessidade de tornar o “familiar estranho”: É da natureza humana supor que é “normal” a maneira como vivemos e que todo o resto é estranho. Isso está errado. Quando observamos o mundo pelos olhos do outro, podemos olhar para nossa realidade e nos ver de forma mais objetiva também, enxergando riscos e oportunidades, vislumbrando novas formas de atuação.
- A necessidade de ouvir o silencio social: Certos silêncios querem dizer muito. Para ouvir o significado do silêncio social a Antropologia adota ferramentas da etnografia (estudo descritivo das diversas culturas e etnias humanas), analisando itens como: hábitos, costumes, valores e práticas, que podem ser utilizados em dilemas empresariais e até pessoais.
Em suma, Gillian Tett defende que precisamos desenvolver uma mentalidade antropológica, aplicando empatia com desconhecidos e valorizando a diversidade. Para ela, ouvir a opinião de outra pessoa, por mais “estranha” que tal visão nos pareça, torna mais fácil o entendimento de outras posições de forma mais abrangente. Além disso, acredita que o conceito estranho-familiar permite ver pontos cegos nos outros e em nós mesmos. Ou seja, a aplicação de princípios antropológicos nos permite ampliar nossa visão de mundo.
UTILIZAÇÃO DA ANTROPOLOGIA PELAS EMPRESAS
No artigo Antropólogos, a arma secreta das empresas | SUP. ECONOMIA | PÚBLICO (publico.pt) , Christian Madsbjerg constata que algumas das maiores companhias mundiais, como a Microsoft, Nokia e IBM, passaram a integrar antropólogos nas suas equipes, para conhecer melhor os apetites dos consumidores e a pensar em novos produtos.
Mas, em termos práticos, o que fazem realmente os antropólogos nas empresas? O ponto de partida é usar os tradicionais métodos antropológicos – observação minuciosa, entrevistas aprofundadas e documentação sistemática – para conhecer os consumidores e ver o que falta nas suas vidas – o mobile ideal, uma mobília para a casa, um computador diferente. Daí, deveria seguir o trabalho com designers e engenheiros para os ajudar a conceber produtos e serviços que encaixam nessas necessidades. A visão antropológica também pode agregar no entendimento da forma de utilização dos produtos permitindo sua adaptação às reais necessidades do usuário e melhor comunicação com o potencial cliente.
Podemos verificar que foi sobretudo com as empresas tecnológicas que a importância dos antropólogos se tornou mais visível. A intensa competição criada com a explosão da Internet fez com que os executivos do setor precisassem cada vez mais saber como a tecnologia afeta os consumidores e como eles reagem a ela. Isso permitiria avaliar a viabilidade do produto e qual seu impacto antes do lançamento ao mercado.
A entrada dessas empresas nos países emergentes tornou a pesquisa antropológica, mais do que uma vantagem competitiva, uma necessidade. Apenas alguns exemplos básicos para tangibilizar o que vem ocorrendo: foi com a ajuda de antropólogos que a Intel criou o seu portátil para os mercados emergentes e que a Apple criou uma organização diferente no “desktop” dos seus computadores. É também graças a estes profissionais que a Samsung repensa as suas televisões na era digital e que a Nokia foi a primeira a lançar celulares com várias listas de contatos.
Mas, a atuação de antropólogos não se restringe ao mundo tecnológico. Segundo artigo publicado no site da Exame, Grandes empresas recrutam antropólogos. Saiba por quê | Exame , de autoria de Helena Fruet, empresas como Unilever, Mena, Citroën, Telefônica, Toyota, Kraft Food e Pepsico também se utilizam dos serviços desse tipo de profissional para entenderem melhor o seu público e prestar um serviço de melhor qualidade.
UTILIZAÇÃO DA ANTROPOLOGIA PELOS INDIVÍDUOS
Como já foi dito, a Antropologia é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de pesquisas sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções dos conjuntos de indivíduos, o antropólogo busca determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades. Promover essa visão para avaliar as características dos indivíduos pode ajudar também a nos entendermos melhor, verificando influências culturais na nossa forma de ser e nas atitudes dos demais indivíduos nas diversas comunidades com as quais interagimos. Isso nos propicia maior autoconhecimento e empatia, fatores fundamentais para o aprimoramento individual e coletivo.
Estarmos abertos a novas abordagens e conhecimentos cruzados nos permitirá uma visão mais ampla da sociedade e dos indivíduos, fornecendo insumos para tomada de decisões certeiras nos aspectos sociais, empresariais e pessoais.
Quer avaliar novos enfoques para se desenvolver mais profundamente?
whatsapp: (11) 99851-1275