Autoconhecimento: Perfis Comportamentais
William Moulton Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, desenvolveu uma teoria para explicar as respostas emocionais das pessoas e, visando medir estilos comportamentais, utilizou quatro fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade (DISC). Isto ocorreu nos anos 20 e desde então a Metodologia DISC foi aprimorada até tornar-se hoje a ferramenta de análise comportamental mais utilizada no mundo.
Identificando o perfil comportamental do indivíduo permitimos a ele desenvolver seus talentos, aprimorar seus pontos de melhoria e, consequentemente, obter equilíbrio de vida e desempenho no trabalho.
Baseado na Metodologia DISC, o Coaching Assessment é uma ferramenta que avalia perfis comportamentais, uma combinação de quatro perfis básicos e distintos: Executor, Comunicador, Planejador e Analista.
Seguem as características resumidas de cada perfil:
- Executor: é rápido, ativo, autoconfiante, dominante, gosta de desafios, competitivo, audacioso, destemido, corajoso, líder nato. Seu principal ponto de melhoria é ser paciente.
- Comunicador: comunicativo, influenciador, persuasivo, entusiasta, otimista, estimulador, facilitador, participativo, articulador, extrovertido, não aprecia monotonia. Seu principal ponto de melhoria é falar menos e fazer mais.
- Planejador: calmo, prudente, moderador, acolhedor, servidor, metódico, estabilizador, paciente, ritmo constante, conservador. Seu principal ponto de melhoria é ser mais aberto a novidades e saber dizer não.
- Analista: preciso, atento a detalhes, organizado, autodisciplinado, conservador, regulador, especialista, idealizador, criterioso, rígido. Seu principal ponto de melhoria é ser mais otimista.
Cada pessoa pode ter um comportamento composto por um só desses perfis, por dois ou até por três. É importante salientar que não existe perfil certo ou errado, pois cada qual possui características positivas e pontos de melhoria. Na verdade, acredito que o ideal de uma equipe, tomando por base a diversidade, é ter um mix de pessoas com perfis variados. Naturalmente, tarefas específicas podem ser beneficiadas se executadas por um perfil específico, mas vemos que, em havendo tarefas e responsabilidades diferentes, um enriquecerá o outro e o todo será melhor.
Quanto mais nos conhecemos, mais temos condição de passar por processos de mudança de maneira positiva.
Quer saber o seu perfil comportamental? Quer entender como você se desenvolve, quão adequado ao meio você está, seu modo de trabalho, motivação, conduta e quais seus pontos de melhoria?
Vamos fazer o assessment? Ele é um método testado e aprovado pela UFMG e USP, o que dá mais relevância ao resultado. Entre em contato e marque uma conversa.
whatsapp: (11) 99851-1275
Texto muito bom! Adorei! Muito importante equipes multidisciplinares e com diferentes comportamentos para que ocorra troca de experiência! Agora fiquei curiosa com o meu perfil!
Vamos fazer o coaching assessment e descobrir seu perfil?
Estes perfis são traçados para verificar se alguém se encaixa melhor em uma função ou outra? No caso do executor, quais profissões ou cargos se encaixariam?
Eduardo,
Todos nós temos todos os perfis, mas alguns são predominantes no nosso comportamento. Pode-se utilizar essa avaliação para verificar pontos a melhorar visando ações profissionais ou pessoais. Tudo depende do que o meio está exigindo de você e isso também é demonstrado no resultado. Quer fazer uma avaliação? Se sim, me mande um whats app (11) 99851-1275. Abraços.
Suzana Mattos.