Como você vê o futuro?

Na sua visão, como será o futuro? Assustador como um filme distópico ou cor de rosa como o final de um conto de fadas?

Podemos concordar que nosso mundo é caótico e agora reconhecido pelo anacrônimo BANI: frágil (“brittle” em inglês), ansioso, não linear e incompreensível.  E, além disso, as mudanças constantes e velozes são características marcantes desse novo tempo.

Existem muitas pessoas trabalhando em várias iniciativas para desbravar novas fronteiras para os seres humanos. Essas iniciativas tomam um rumo transformador para a humanidade quando várias delas convergem ao mesmo tempo, como foi o caso do surgimento da internet. O futuro como o conhecemos através da ficção científica está mais perto do que imaginamos, segundo relatos de Peter Diamandis e Steven Kotler em seu livro “O Futuro é Mais Rápido do que Você Pensa”, o qual recomendo.

Segundo os autores, a aceleração das mudanças é resultado do crescimento exponencial da potência computacional (computadores quânticos já são uma realidade) e de tecnologias que se utilizam umas das outras. Esse aumento da capacidade de processamento dos computadores incita a concretização de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado das máquinas, realidade virtual, impressão em 3D, só para citar algumas. Essas tecnologias quando convergem permitem a criação de várias outras novidades como carros voadores, marketplaces e robôs, por exemplo.

Além dos fatores citados acima, os autores reconhecem a existência de 7 forças que amplificam ainda mais o ritmo das inovações:

  1. Velocidade. Ocorre quando as tecnologias materializam um ganho de tempo para seus usuários. Exemplo: ida à biblioteca para pesquisar um assunto X utilização do Google.
  2. Capital. Se há investimento, as inovações ocorrem mais rapidamente e hoje existe uma abundância de capital de risco disponível para empreendedores utilizarem nas novidades tecnológicas.
  3. Desmonetização. Na medida em que as tecnologias avançam, elas se tornam mais baratas. Em 2001 sequenciar o genoma humano custava US$100 milhões, hoje o custo é de US$100. Câmeras digitais e GPS’s vêm de brinde nos smart phones, o que era impensável quando da sua invenção. A energia solar está ficando gradativamente mais barata e assim por diante…
  4. Mais gênios. Em tempos passados, gênios como Leonardo da Vinci e Albert Einstein tinham que ter a sorte de poder estudar em grandes cidades para aflorar e expor o seu trabalho ao mundo. No presente, graças à conectividade, mais e mais gênios de diversos lugares do planeta estão inseridos no jogo para, com sua criatividade, ajudar a acelerar o futuro.
  5. Conectividade. Hoje, aproximadamente metade da espécie humana ainda não está conectada à internet. Já imaginou o universo de possibilidades quando mais e mais pessoas puderem acessar a rede mundial? As previsões dizem que toda a humanidade estará conectada em apenas 10 anos!
  6. Novos modelos de negócio. Além da inovação dos produtos e serviços em si, os sistemas e processos utilizados pelas empresas para gerar valor também estão mudando: os efeitos de rede produzem novas plataformas em tempo recorde, a utilização de bitcoin e do blockchain vem inovando o sistema financeiro e muitas novidades ajudam a alavancar novos negócios.
  7. Extensão da vida humana. A quantidade de tempo em que os humanos vivem pode aumentar drasticamente em breve. A consequência disso é uma mudança na forma de vivermos e pensarmos. Voltaremos a esse tópico mais adiante neste artigo.

Imagine todas essas 7 forças convergindo e atuando no presente. Bem-vindo, pois isto é o que está acontecendo neste exato momento, enquanto você lê este texto.

O avanço tecnológico promoverá o aumento da mobilidade humana através de carros autônomos ou trens altamente tecnológicos. Mas, ao mesmo tempo, milhares de motoristas de Uber perderão os empregos, eliminando uma das soluções para a extinção de outros empregos hoje existente. Isso quer dizer que cada avanço terá consequências positivas e negativas.

O futuro das compras já está sinalizado: a maioria das pessoas não frequentará lojas ou shopping centers, em vez disso, fará suas compras digitalmente por dispositivos móveis no conforto de seus lares. A introdução da inteligência artificial no varejo vai revolucionar seu funcionamento, tornando-o mais barato, rápido e eficiente, além de redefinir a experiência de fazer compras, chegando no limite da sua inteligência artificial comprar por você! Por outro lado, teremos a eliminação de muitos postos de trabalho neste processo.

O futuro também chegará para uma área em que mudanças têm ocorrido mais lentamente: a educação.  Numa experiência feita em duas aldeias etíopes remotas foram entregues às crianças pequenas, que não sabiam ler e escrever, caixas lacradas com carregadores solares e tablets com jogos lúdicos básicos, filmes educativos, livros e coisas afins. Ninguém recebeu instruções. Em 4 minutos, uma das crianças não só abriu a caixa, mas descobriu o botão de liga-desliga do tablet e o ligou! Cinco dias depois estavam usando 47 aplicativos infantis por dia. Em 2 semanas, cantando canções de alfabetização ensinadas pelos aplicativos e cinco meses depois dominavam o Android. Isso mostra que aprender ler e escrever utilizando o computador como professor é viável e deve ser o embrião de uma revolução na educação. Além disso, a utilização da inteligência artificial e da realidade virtual trarão experiências de aprendizado mais aprofundadas, pois oferecerão a vivência ao aluno, como visitas virtuais ao interior das pirâmides ao invés de simplesmente ler a respeito, por exemplo.

As inovações no ramo de medicina e saúde estão atingindo níveis que tendem a nos levar a uma longevidade inimaginada anteriormente. Existe uma manchete do “Jornal do Commércio” de Manaus em 02 de janeiro de 1.904 que relata: “O ônibus entrou na casa humilde e foi apanhar a velhinha de 42 anos”. Espantado? Não estaria se soubesse que a expectativa de vida na virada para o século XX era de 40 anos.  A evolução da ciência aumenta a longevidade humana: pensarmos em vidas centenárias no futuro não é algo fora de contexto e isso influencia a forma de encararmos nossa existência, nosso propósito, além do trabalho.

A espécie humana é geneticamente programada para ser migratória. Nos últimos 70 mil anos, saímos da África, subimos montanhas, atravessamos florestas e cruzamos os oceanos para habitar cada canto do planeta. Os movimentos foram primordialmente motivados pela fuga de algum perigo ou pela procura de melhores condições de vida. Segundo os autores citados, estudos mostram que essa necessidade de migrar também é um acelerador da inovação. O livro enfatiza que neste século a humanidade está prestes a testemunhar massivos movimentos migratórios ou cruzar novas fronteiras como habitar outros planetas, viver em mundos virtuais, migrar para um corpo ou consciência que vive centenas de anos ou até mesmo se conectar numa espécie de cérebro coletivo onde nossos pensamentos serão compartilhados com outras mentes.

Verificamos aqui apenas algumas possibilidades para o futuro, vislumbrando o que pode acontecer num espaço de tempo talvez não tão longínquo. Como vimos, o porvir pode ser bom ou ruim, mas ele é inevitável e chega rápido. Temos que agir agora como agentes da mudança, visando influenciar o amanhã de maneira positiva, maximizando o que há de melhor e minimizando os riscos. Pensemos, por exemplo, nas mudanças climáticas: ações são necessárias no presente para delinearmos um futuro satisfatório e isso envolve não apenas saber lidar com o planeta de forma sustentável, mas também utilizar soluções inovadoras e disruptivas para evitarmos as catástrofes. Como disse Peter Drucker, “a maneira mais fácil de prever o futuro é criá-lo”.

Além disso, é óbvia a necessidade de termos uma mente curiosa para aprender a vida inteira, pois a cada momento, um novo mundo se apresentará e teremos de saber lidar com as novidades para sobreviver.

Quer aprofundar seu entendimento do passado e atuar no presente para delinear seu futuro e potencializar sua capacidade de aprender a vida inteira?

Entre em contato:

www.humanagente.com.br

whatsapp: (11) 99851-1275

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© Todos os direitos reservados